MANAUS- Com a temporada de chuvas chegando na cidade de Manaus, a qualidade do ar tem dando um salto nos últimos dias. A pelo menos uma semana, o ar poderia ser descrito como “péssimo”, e em dados, o segundo pior do mundo.
Mas nesta quarta-feira (18), o ar é considerado “bom” e “moderado”, pelo aplicativo Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental).
No último sábado (14), com a chuva, a população conseguiu dar um alívio e aproveitar o dia do eclipse ao ar livre.
Com as chuvas, as temperaturas deram uma abaixada, variando entre 33º C e 34ºC. Podendo ser mais perceptível de noite, após o período de chuva que deve terminar às 16h
Seca no Amazonas
A seca de 2023 no Amazonas é a maior da história do estado, com a marca histórica de 13,59 metros. Na manhã desta segunda-feira (16), a nova medição aponta que os rios baixaram cerca de 10 cm no último dia.
Nesse domingo (15), a medida marcava 13,69 metros, muito pouco para o recorde de 13,63 metros, em outubro de 2010. E em 2023, o recorde foi superado.
Além disso, a marca registrada superou o nível mais baixo anteriormente em 1963, quando o rio atingiu uma profundidade de 13,64 metros. A rápida queda do nível das águas nas últimas 24 horas é motivo de crescente preocupação para as autoridades, uma vez que há indicações de que o Rio Negro continuará a baixar nos próximos dias. Isso representará um desafio, especialmente para as comunidades ribeirinhas e os habitantes do interior do estado do Amazonas.