MANAUS- A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira (10), uma oficina de multiplicação de detergentes para mulheres da comunidade Coliseu 3, no Distrito Industrial 2, zona Leste.
Atendidas pela Rede Jubileu Sul no Brasil, organização da sociedade civil que possui parceria com o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), equipamento socioassistencial administrado pela Semasc, as participantes da oficina puderam aprender como fazer uma pequena garrafa de detergente líquido render até quatro vezes mais com o auxílio de ingredientes simples, como bicarbonato de sódio, álcool em gel e sal de cozinha.
“É uma oficina realizada tendo em mente a economia de recursos financeiros para essas mulheres e suas famílias, bem como a possível revenda desses detergentes dentro da comunidade. É um momento pensado especialmente para essas donas de casa e sua vida financeira”, explicou a psicóloga do CRDM Doralice Costa.
Instrutora da oficina, Eliamar Magalhães, agradeceu a oportunidade de poder ensinar a outras matriarcas métodos que as ajudem a preservar seus recursos. “Somos todas mulheres, somos todas colegas, não é? Com o que aprenderam hoje, elas poderão ter aquele dinheirinho extra ao fim de mês que já ajuda muito, então é extremamente gratificante passar adiante o que eu sei, ensiná-las”, afirmou.
Além da realização da oficina, a equipe do CRDM ainda aproveitou a oportunidade para distribuir materiais informativos alusivos à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado hoje.
Moradora da comunidade, a dona de casa Lucimone Maria Barroso, 50, elogiou a iniciativa. “Gostei bastante da oficina de hoje, é uma coisa simples, mas de muita utilidade e que acaba ajudando muito a gente. Quanto menos gastos, melhor, assim conseguimos nos organizar melhor ao longo do mês”, destacou.