MANAUS- Uma das principais doenças endêmicas da região amazônica, a febre amarela pode ser prevenida por meio de vacina disponível na rede pública de saúde de forma gratuita.
O alerta é da Prefeitura de Manaus, que oferta o imunizante em mais de 170 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O imunizante é administrado em crianças com nove meses de vida, com dose de reforço aos quatro anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Manaus apresenta baixa cobertura vacinal para a febre amarela.
Na capital amazonense, atualmente, conta com um índice de 66,04% entre menores de um ano, distante da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, aponta que esse cenário contribui para o risco de ocorrência de novos casos.
A gestora orienta pais e responsáveis para que levem seus bebês a partir de nove meses para receber a vacina em qualquer uma das unidades básicas de saúde da cidade.
“A cobertura vacinal baixa significa que temos muitas crianças desprotegidas, mesmo sendo a vacina contra febre amarela uma das principais dentro do calendário infantil”, disse Fraxe.
Ainda conforme a Semsa, a doença pode evoluir para casos graves, com risco de morte.
“É possível evitar isso bastando apenas que os pais levem suas crianças ao posto de saúde, junto com o documento de identificação oficial e a caderneta da criança, para tomar a vacina gratuitamente”, afirma Shádia.