POLÍTICA-O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta quarta-feira (4), solenidade para a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições de 2024 junto às entidades fiscalizadoras. A cerimônia será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral.
O código-fonte é um conjunto de comandos com linguagem de programação de computador que servem para fazer funcionar os programas eleitorais que rodam no equipamento e é aberto um ano antes da realização das eleições.
Nominado como o “Ciclo de Transparência – Eleições 2024”, o evento é o primeiro que compõe as atividades de transparência referentes às eleições municipais de 2024, quando serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o País.
Fiscalização das urnas
As entidades responsáveis por fiscalizar o pleito em todo o Brasil vão poder tirar eventuais dúvidas sobre as urnas eletrônicas e os equipamentos para o processo eleitoral durante a solenidade.
Após aberto, o código-fonte ficará disponível em tempo integral em uma sala de vidro no subsolo do TSE até a fase de lacração das urnas, um dia antes do pleito marcado para 6 de outubro de 2024.