MUNDO- O conflito entre Israel e o Hamas já entrou em seu 11º dia. Um porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta nesta terça-feira (17) sobre a escassez de alimentos, o que pode causar risco de fome na Faixa de Gaza.
A guerra entre as duas nações da Ásia não pára. Abeer Atefa, do PMA, alertou que nas prateleiras das lojas estão praticamente vazias.
“Os estoques de alimentos se limitam a um período muito curto, abrangendo apenas alguns dias, possivelmente em torno de quatro ou cinco dias”, disse Abeer.
Israel entrou em conflito com o Hamas depois que o grupo islamista realizou uma ofensiva sem precedentes a partir da Faixa de Gaza, em 7 de outubro. Essa ofensiva resultou na morte de pelo menos 1.400 pessoas, a maioria delas civis.
A Faixa de Gaza, um território palestino densamente povoado controlado pelo Hamas e sob bloqueio israelense, tem sido alvo contínuo de bombardeios por parte de Israel. Esses ataques resultaram em pelo menos 2.750 mortes, a maioria delas civis.
Crise humanitária
A fronteira do país com o Egito está fechada, impedindo tanto a saída de civis estrangeiros, incluindo aproximadamente 30 brasileiros, quanto a entrada de ajuda humanitária na região Palestina.
A crise humanitária em Gaza aprofunda-se, afligindo um território com uma população superior a 2 milhões de pessoas que enfrenta mais de uma semana sem acesso à água, eletricidade e alimentos. Essa situação tem exacerbado as precárias condições de saúde da população local.
A ONU, não desiste de levar ajudar neste momento tão delicados que os civis enfrentam durante a guerra. “Acredito que todos aguardam que possamos entrar”, ressaltando Atefa que as pessoas que precisam de ajuda estão a poucos quilômetros de distância e não conseguem acessá-la.
Uma primeira tentativa de passar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU a respeito da crise em Gaza não obteve êxito ontem à noite. A proposta russa que pedia um “cessar-fogo imediato” foi vetada. Hoje, uma iniciativa do Brasil será submetida a votação.