O presidenciável Ciro Gomes deu uma declaração polêmica na última quinta-feira ( 21), durante um encontro com empresários na Fiesp.
Além de falar de suas propostas para fortalecer a indústria de transformação, o pedetista surpreendeu os presentes ao evento com sérias acusações sobre atividades militares da China na Venezuela.
Segundo o pedetista, a China teria Manaus, a capital do Amazonas, como alvo de seus “artefatos militares” e que esses equipamentos seriam “mais eficazes do que qualquer estrutura dissuasória de defesa brasileira”.
Os chineses teriam a capital amazonense como alvo, segundo Gomes, porque “começaram a desconfiar das maluquices da nossa governança brasileira”.
“Por que o Bolsonaro ganhou as eleições na Amazônia? Porque ele destruiu todas as estruturas de comando e controle na área. Acabou com o ICMBio, com a Funai, com o Ibama e desmontou o Exército, a Polícia Federal, a Marinha, ninguém pode fazer nada… Isto é uma imprudência, porque de verdade a humanidade está se preocupando com as mudanças climáticas, mas há protecionismo sustentando argumento ambiental para restringir as exportações brasileiras em proteínas. Isso vai entrar na China proximamente”, declarou.
O pré-candidato também afirmou que os chineses tem lá suas desconfianças com o governo brasileiro e que as armas miram Manaus.
A China está muito infeliz com a política externa brasileira, com as coisas que o Bolsonaro andou fazendo. Eu leio os documentos deles. Eles estão anunciando autonomia em relação a proteínas vegetais em cinco anos. Eles fazem planos e cumprem. Estão ensinando Angola a plantar soja, estão com artefatos militares na Venezuela, aqui do lado, mais eficazes do que qualquer estrutura dissuasória de defesa brasileira com mira em Manaus, porque começaram a desconfiar das maluquices da nossa governança brasileira”, disse Gomes.
Veja o vídeo:
China colocou artefatos militares na Venezuela com mira em Manaus. Por necessidade estratégica, Ciro busca votos na direita. Colocar armas, Venezuela, China e a soberania brasileira sobre a amazônia num discurso sobre meio ambiente pode fazer parte dessa busca. pic.twitter.com/8qVArLoo9S
— Alvaro Borba (@alvaroborba) July 22, 2022
*Com informações da Veja
Leia mais:
Após redução na gasolina, Bolsonaro chama Petrobras de “fantástica”
Após Bolsonaro atacar urnas, Aras posta vídeo antigo: “Não aceitamos alegação de fraude”
Oposição aciona STF por fala de Bolsonaro a embaixadores: “Delirante”