POLÍTICA-Um dos temas tratados na CPI das ONGs , a guerra comercial de grandes potências do agronegócio contra o Brasil foi alertada hoje pelo presidente da comissão, senador Plínio Valério, em levantamento feito pela pesquisadora Lygia Pimentel, eleita pela revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do setor do agro negócio no Mundo. Lygia Pimentel usa dados da Embrapa, Ministério do Meio Ambiente, do IBGE, Dnit e MMA, IBGE e Dnit e da pesquisa espacial da Nasa para desnudar o real quadro de preservação do meio ambiente e desmatamento no Brasil.
Ela mostra que o Brasil é erroneamente culpabilizado, mas explica que somando áreas protegidas, terras devolutas e as áreas privadas destinadas a preservação, 66% do território brasileiro é destinado a áreas protegidas , equivalente a 15 países da Europa. Sobram 30% de área para produção de alimentos no Brasil .
E da área de produção que sobra , 8% são para pastos nativos, 13% pastos plantados, 7.8% de lavouras e 1.2% de florestas plantadas . Nos Estados Unidos, por exemplo, 20% das áreas protegidas são de conservação e 75% são para uso agropecuário .
_Não somos os vilões do Mundo. Quando se compara o tamanho das áreas produtivas no Brasil isoladas para proteção ambiental, indígenas, quilombolas, com países de grandes extensões territoriais e que são nossos concorrentes em produção agrícola, entendemos porque jorra tanto dinheiro para ONGs brigarem por mais demarcações e criação de novas áreas protegidas _ comenta o senador Plínio Valério.
VEJAM COMO FUNCIONA A POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA SEGUNDO DADOS OFICIAIS COMPARADA COM NOSSOS CONCORRENTES NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
Atualmente há muita atribuição de terras no Brasil, 8% do território nacional em Unidades de Conservação (UC), 14% atribuídos a terras indígenas . Isso tudo está fora da área de produção e é considerado pela ONU como terras protegidas. São 260 milhões destinados a proteção.
Enquanto o Brasil possui cerca de 30% de terras protegidas, países com grandes territórios como a a Austrália tem 19%, a China tem 17%, os Estados Unidos 13%, a Rússia e o Canadá tem 10% e a Argentina só 9%.
Enquanto os Estados Unidos protege o deserto de Sonora ( Mojave) a China preserva o deserto de Mongólia e a Argélia o deserto do Teneré, o Brasil protege áreas com real potencial produtivo . Além dos 30% de terras protegidas o Brasil também destina 10% do seu território para terras de reforma agrária e quilombolas , são mais de 90 milhões de hectares para essa finalidade, ou uma vez e meia a área de produção de grãos no território Brasileiro. Isso totaliza já 40% do território brasileiro em terras atribuídas .
Quando falamos em ocupação desse território , falamos também em preservação. Dos imóveis rurais brasileiros , preserva-se 218 milhões de hectares de florestas, ou 50% dos imóveis rurais . Isso é equivalente a 26% do território brasileiro . E preservar custa , porque mesmo sendo área de floresta ele precisa recolher impostos territoriais sobre essa área. Cerca, prevenir incêndios que podem gerar multas .