“Ela está se aproveitando dessa catástrofe no Rio Grande do Sul, causado por mudança de clima. Veja, quem é que está mudando o clima? Ela não diz que os europeus estão lá fazendo a mesma porcaria de sempre, terceirizando a sua culpa e o seu remorso, fazendo com que o brasileiro pague por isso. Não é culpa nossa. Não somos nós que estamos mudando o clima”, afirmou.

A ministra concedeu uma entrevista nesta sexta-feira (3), à CNN, e disse que a medida permitirá ações contínuas de combate a catástrofes. Ela alegou que dialoga com o Ministério Público e com o Tribunal de Contas da União (TCU), para decretar emergência em caráter permanente, para que investimentos sejam continuados em regiões do país.

No entanto, Marina destacou que a legislação é um dos desafios: “Qual é o problema? É que você tem que mudar a legislação”.

Questionado, Plínio rebateu as falas da ministra e reforçou que o Brasil não é o culpado pelas alterações climáticas:

“Mais uma vez a ministra Marina Silva, do alto do seu pedestal e empoderada pelos governos estrangeiros, solta uma pérola. Nós não somos vilões, isso não é culpa nossa. Isso é culpa dos países industrializados que continuam poluindo o planeta e mudando o clima”.

Segundo o senador, “a ministra tem que entender que, no Brasil, ela não consegue enganar. Ela engana lá fora, mas aqui dentro não engana mais, principalmente a nós da Amazônia que conhecemos o problema”, disse.

“Que ela cobre austeridade e soluções para as mudanças climáticas lá fora, onde eles estão causando isso daí”, concluiu.

Veja o vídeo completo: