EDUCAÇÃO- O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O exame realizado pelos estudantes é uma das formas de ingressar no ensino superior. Muitos alunos estão se preparando para o exame. Para uma boa prova, a grande sacada é está atento a tópicos importantes e temas da atualidade.
O Enem é conhecido por abordar uma ampla gama de tópicos atuais e relevantes em provas de diversas disciplinas, indo além de matemática, gramática e datas históricas, e incluindo redação. Esses assuntos podem ser encontrados em testes de redação e em perguntas de múltipla escolha que abrangem também disciplinas, como língua portuguesa, biologia, geografia, história, entre outras.
Na aplicação da prova os tópicos atuais são abordados de forma interdisciplinar, o que implica que um mesmo assunto pode ser explorado em várias matérias. Preparar-se eficazmente para o exame requer que os estudantes estejam atualizados sobre fatos do país e do mundo.
O professor de geografia e atualidades, Cláudio Hansen, aponta temas do Enem, incluindo impactos ambientais na Amazônia, como desmatamento e emissões de gases do efeito estufa, bem como tragédias relacionadas a chuvas e deslizamentos ocorridas em Petrópolis (RJ) em 2022 e Bertioga (SP) em 2023, podem nas questões.
O exame também pode explorar a situação dos povos indígenas no Brasil, especialmente as disputas pela demarcação de terras e a resistência dos yanomami contra o garimpo ilegal. Democracia e ameaças a Estados, como os golpes de governo no Sahel africano, são temas importantes. Além disso, a guerra na Ucrânia, questões de racismo e violência, e o avanço tecnológico com inteligência artificial também podem ser abordados no exame.
Artistas renomados, como Rita Lee e Gal Costa, que faleceram recentemente, podem igualmente ser objeto de discussão. Suas obras e contribuições à música e à cena artística do Brasil têm importância para o exame.
A importância de 10 principais áreas temáticas é destacada pela professora Carol Mendonça, do canal português para Desesperados. Essas áreas incluem educação, meio ambiente, saúde, segurança, economia, cultura, tecnologia, comunicação, preconceito e acessibilidade.
Adicionalmente, é essencial que os estudantes acompanhem notícias em diversas fontes de comunicação para observar as diferentes perspectivas sobre os mesmos temas.
Dicas para um bom Enem
- Monte um cronograma de estudos
- Conte com métodos de estudo
- Encare os conteúdos difíceis
- Faça simulados
- Pratique a redação
- Tente se desconectar
- Reserve um tempo para descansar
- Cuide do corpo e da mente
- Não se cobre demais
E aí, pronto para começar a estudar para o Enem? Ao colocar essas dicas em prática, você vai perceber que estudar para o exame não é uma missão impossível.