EDUCAÇÃO- A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou nesta quarta-feira, (8), o programa “Educa+Manaus” para gestores de escolas que atendem alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O evento foi realizado no auditório da Semed, na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, na qual segue nesta quinta-feira, (9) para os cerca de 500 pedagogos municipais.
O programa tem como objetivo preparar 40 mil estudantes, das turmas de 5º e 9º anos, para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no último trimestre deste ano. Além disso, a atividade será aplicada em 336 escolas da rede municipal de ensino.
A metodologia está alinhada com a meta estratégica 5 do Plano Nacional de Educação, que visa alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
“Mais uma vez casa cheia. Dessa vez, com aqueles que são os prefeitos, as prefeitas, os secretários de educação, as secretarias de educação de dentro das nossas escolas. Quero aproveitar a oportunidade, para agradecer e dar as boas-vindas a vocês, aos gestores das escolas, que vão ser o nosso termômetro, o nosso indicador para as provas do Saeb”, ressaltou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.
O setor que está à frente do programa é a Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE). A iniciativa consiste em cinco ações pedagógicas, são elas: sequência didática, aulas ministradas por professores que receberão o material pedagógico em slide, simulados a cada 15 dias voltados para habilidades trabalhadas nas aulas; formação específica para professores das séries do ensino, acompanhamento familiar; sexto tempo com reforço de língua portuguesa e de matemática; e aula televisionada por professor mediador em cada escola.
Sobre a sequência didática, o subsecretário da Semed, Júnior Mar, explicou que todas as escolas vão passar o mesmo conteúdo a partir de um material planejado por uma equipe de técnicos da secretaria.
“Até o professor dar a aula de fato, ele tem todo um trabalho anterior para isso, ou seja, tem a fase da pesquisa, a estruturação da aula e vamos oferecer tudo isso pronto, por meio de slides que já estão feitos e serão disponibilizados às escolas com todas as habilidades que constarão no Saeb”, ressaltou o subsecretário.
Na escola municipal Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, o programa vai ser desenvolvido com quatro turmas do 5º ano. O gestor da unidade, Márcio Freitas, disse que o “Educa+Manaus” vai potencializar o aprendizado dos alunos e também vai dar suporte para os professores criarem estratégias de ensino em sala de aula.
“Por meio desse programa, vamos poder trabalhar as dificuldades dos alunos e também valorizar o professor, porque às vezes na sala de aula o educador tem algumas dificuldades e ele com um tempo extra, por exemplo, vai poder complementar a aula, acrescentar conteúdos. Então, acho que será um programa de extrema importância”, disse Márcio.
Na Escola Siria Mamed, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, o trabalho será direcionado para mais de 100 alunos do 9º ano. Segundo a gestora da unidade, Marilene Gazel, a equipe da escola tem boas expectativas quanto ao desenvolvimento e resultados dessa ação.
“Recebemos esse programa com muita positividade, pois acreditamos que ele vem ajudar os nossos alunos do 9º ano, principalmente na questão do ensino para os alunos que têm mais dificuldade. Com o ‘Educa+Manaus’, nosso time de professores está muito motivado para o Saeb. Portanto, as nossas expectativas são as melhores possíveis”, destacou a gestora.
*Com informações da acessoria