A pedagoga e vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Laura Cristina de Andrade, foi um dos 34 profissionais de educação homenageados nesta terça-feira (19), com a Medalha do Mérito Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”, durante o Fórum de Educação do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Atuante à frente do sindicato, Laura foi uma das responsáveis pelas estratégias adotadas pelas escolas privadas durante a pandemia. “Fiquei bastante honrada com a homenagem da Aleam, que veio para reconhecer o trabalho que temos desenvolvido no sindicato, fortalecendo a categoria, estreitando laços com as famílias e reforçando que o ambiente escolar é seguro a todos”, destacou.
Além de vice-presidente do Sinepe-AM, Laura é gestora da creche Meu Caminho Baby e do Centro de Educação Meu Caminho, que possui mais de vinte anos de atuação no Amazonas.
Práticas inovadoras
Desde o início da pandemia, o Sinepe-AM se tornou referência nacional, dando consultoria a entidades de outros estados que se preparavam para o retorno presencial. Algumas das medidas adotadas pelas escolas particulares, com o suporte do sindicato, foram: adesão a protocolos de higienização, sistema de rodízio e ensino híbrido, e criação de cartilha seguindo o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A honraria recebida pela vice-presidente do Sinepe-AM representa o reconhecimento da Aleam aos educadores do Amazonas que se destacaram com práticas pedagógicas inovadoras contribuindo para melhoria do ensino em meio a pandemia de Covid-19.
Já a professora Ignês de Vasconcellos Dias, que dá nome à medalha, se tornou referência como educadora no Amazonas, tendo dedicado sua vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.