AMAZONAS- Nesta segunda-feira (18), o Rio Negro subiu mias um pouco, agora alcançando a marca de 13.85 metros. Ao todo, o rio apresentou uma subida de 19 centímetros por dia, nos útlimos quatro dias. O aumento mensal foi de 1.74 metros.
Com a nova cota atingida, aumenta a esperança da população de que finalmente a estiagem história está chegando ao fim. Apesar de o pior ter passado, o rio ainda está em um nível muito abaixo do esperado.
De acordo com relatos de moradores, muitas comunidades no interior ainda estão sendo atingidas pela morte contínua de peixes, além da seca em lagos, dificultando a vida de quem depende da pesca e plantio.
Rio Negro subiu 30cm em uma semana
Nesta segunda-feira (11), o Rio Negro atingiu a marca de 12,53 metros em Manaus, registrando uma elevação de mais de 30 centímetros em apenas uma semana. Os dados são do porto da capital amazonense, que apontaram uma média de aumento de dez centímetros nos últimos três dias. Esse crescimento no nível do rio traz um leve alívio, mas ainda está longe de resolver a crise gerada pela recente estiagem histórica, que impactou fortemente o estado do Amazonas.