MANAUS- A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu uma ação especial de saúde, nesta sexta-feira, 27/10, na Unidade de Saúde da Família (USF) Frei Valério di Carlo, no bairro Novo Israel, zona Norte, como parte da campanha “Outubro Rosa”, voltada à conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. Na atividade, foram ofertados atendimentos e orientações com equipes multiprofissionais, ações de educação em saúde e serviços diversos da atenção básica.
Das 8h às 16h, os usuários da USF tiveram acesso a consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, exames clínicos, coleta de exame preventivo, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, entre outros serviços.
A programação incluiu ainda estandes de educação em saúde, enfocando temas como vida saudável e saúde da boca; e rodas de conversa com uma médica especialista em ginecologia obstetrícia e profissionais de nutrição e psicologia.
Presente no evento, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou a ampla participação da comunidade do Novo Israel na atividade, bem como em outras ações de conscientização e prevenção dos cânceres mamário e uterino realizadas ao longo deste mês, em todas as unidades da Semsa Manaus.
“É uma determinação da secretária Shádia Fraxe que a gente amplie a cobertura e o acesso das pessoas à atenção básica. Essa intensificação de ações e serviços promovida pela Semsa busca dar acesso e abrir portas para acolher o maior número de mulheres possíveis”, pontuou.
Nesse sentido, Djalma ressaltou o crescimento no número de exames de colpocitologia oncótica, ou preventivos do câncer do colo do útero, em Manaus, com base em dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde.
“Em 2020, tivemos pouco mais de 48 mil procedimentos realizados, e já em 2022 fechamos com 108 mil exames. Neste ano, até o dia 5/10, já somamos 96 mil, e provavelmente até o final de dezembro teremos batido a marca de 2022”, antecipa.
*Além do ‘Outubro’*
A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Gerda Costa, lembrou que as ações de prevenção dos cânceres de mama e do útero na rede de atenção básica não se restringem ao mês da campanha.
“Durante o ano inteiro, as unidades de saúde da secretaria estão de portas abertas para receber todas as mulheres, ofertamos o exame clínico da mama em todas as consultas”, pontua.
Gerda explica que o fluxo de rastreio segue na atenção primária com a solicitação de exames de mamografia e de biópsia, estes realizados pelo Serviço de Diagnóstico da Mama (SDM), também da gestão municipal.
“Confirmado o câncer, o próprio SDM encaminha a mulher para a Fundação Cecon, via Sisreg (Sistema de Regulação), para seguimento do tratamento”, disse.
*Serviços e cuidados*
A ação na Frei Valério teve ainda serviços ofertados por instituições parceiras, incluindo orientações sobre benefícios previdenciários e serviços de beleza, como limpeza de pele, corte de cabelo, escova e maquiagem. Conforme a diretora da USF do Novo Israel, Aline Maia, a estratégia visa captar usuárias e usuários da comunidade para receber serviços e cuidados em saúde.
“Todos os servidores se envolvem nessa ação para atender os usuários, não só mulheres como também homens. Temos serviços de saúde bucal, nutrição, prevenção de ISTs, todos os nossos programas da saúde básica, tudo em prol da qualidade de vida da população”, informou.
Dentre os comunitários que buscaram os serviços da unidade na ação estava a autônoma Cilene Araújo, que realizou uma consulta médica e um procedimento odontológico.
“É uma ação muito boa, pois a gente chega e tem um pronto atendimento. Isso é importante, ajuda muito a comunidade”, concluiu.
*Com informações da acessoria