AMAZONAS- Como se não bastasse a intensidade do verão Amazônico que o Manauara já não está nada acostumado, prepare-se: é hora de colocar protetor solar na bolsa, usar guarda-sol e não esquecer da água para se hidratar. Está vindo uma onda de calor acima do normal.
Está prevista para a região norte máximas acima dos 40°C nas temperaturas para os 15 dias vindouros. O Alerta foi divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão que monitora o clima no País, o informe é emitido quando as temperaturas excedem em pelo menos 5°C de média histórica do período.
A intensidade já pôde ser percebida no domingo (17), quando o site MetSul se antecipou e emitiu um alerta das próximas semanas. O calor extremo vai afetar vários estados. Isso porque uma grande massa de ar quente que está chegando força vai atingir marcas perto ou acima da temperatura prevista. Além do Amazonas, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão”.
O calor extremo pode afetar diretamente a saúde com o risco de insolação. O Inmet reforça: “os índices de calor se torna mais críticos sob condições de umidade elevada. O organismo humano tem mais dificuldade de regular sua temperatura em situação persistente de calor úmido”.
O Climatempo aponta que nos dias 21, 22 e 23 de setembro, ainda conforme previsão da plataforma, o sol aparecerá com algumas nuvens, 80% de chuva rápida (10 milímetros) durante o dia e a noite, umidade no ar entre 30% e 80%, e temperaturas que irão variar entre 27°C (mínima) e 35°C (máxima).
Porém, nos dias 24, 25, 26 e 27 de setembro não haverá chuva em Manaus, sol entre nuvens, umidade entre 22% e 70% e temperaturas mínimas de 25°C e máximas de 39°C.
Cuidados com a Saúde
Se a onda de calor deve ser intensa, não podemos deixar de redobrar os cuidados com a saúde e a pele. As orientações que a Draª Montaha Jasserand são importantíssimas. “Precisamos nos hidratar, ingerir bastante líquido nessa época e não se expor ao sol às radiações entre às 10h às 16h com uso de roupas adequadas”.
Aplicar protetor solar fator acima de 15 FPS a cada quatro horas previne um dano maior à saúde. “A pele precisão de proteção e isso é primordial até na prevenção do câncer de pele”, finalizou a dermatologista.
Impactos Ambientais
O fenômeno que está influenciando o clima este ano é o El Niño. De acordo como ambientalista e diretor da Wildlife Conservation Society (WCS Brasil), Carlos Durigan, o fenômeno é caracterizado por diversas alterações climáticas globais e cujo principal indicador é o aquecimento das águas do pacífico. “Quando isso ocorre, há alterações em ciclos de chuvas e secas, e na Amazônia, em especial, estes períodos sob sua influência são caracterizados por se acentuar o verão amazônico, com diminuição das chuvas, gerando secas mais intensas”.
Os alertas por agora é necessário frear as emissões ao máximo, para que ao menos a população não contribua ainda mais pelo aumento das temperaturas. “A principal meta que é negociada entre países no Acordo Climático é que se reduza significativamente as emissões com redução do uso de combustíveis fósseis e com desmatamento zero. Reduzindo emissões, reduzimos os danos e ainda a piora do cenário”, concluiu Carlos Durigan.