MUNDO-Morreu, aos 68 anos, o criador de uma das franquias mais famosas de anime e mangá do mundo: Akira Toriyama. “Pai” de Dragon Ball, Toriyama morreu por causa de um coágulo sanguíneo no cérebro, no dia 1º de março, mas o fato só foi anunciado nesta sexta-feira (8/3).
Familiares de Toriyama realizaram um funeral fechado. Todavia, os fãs terão eventos especiais para se despedirem do ídolo. No site oficial da franquia, uma mensagem lamentou a partida repentina do autor. Segundo o texto, ele “trabalhando apaixonadamente em muitos projetos”. “Havia muito mais que ele queria realizar”, continua o post, que também homenageia os fãs.
“Ele foi apoiado por tantas pessoas de todo o mundo que lhe permitiram continuar seus esforços criativos por mais de 45 anos. Esperamos, sinceramente, que o mundo das obras únicas de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo. Por favor, aceite nossa mais profunda gratidão por sua gentileza e amizade durante sua vida”.
A história de Akira Toriyama e Dragon Ball
A principal obra de Toriyama, Dragon Ball, iniciou oficialmente em 1984. Logo se transformou em um fenômeno mundial e a série de mangás foi a mais vendida de todos os tempos, com mais de 260 milhões de cópias vendidas em mais de 20 países.
Veio o anime e as continuações, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, também com um sucesso estrondoso. E a ideia de Toriyama se transformou em uma franquia de muito sucesso, com bonecos de ação, álbuns de figurinhas, videogames e roupas.