TECNOLOGIA – A Volkswagen anuncia o início da eletrificação no Brasil e confirma o lançamento do SUV elétrico VW ID.4 no segundo semestre.
O anúncio foi feito para celebrar os 70 anos da empresa no Brasil, nesta quinta-feira (23).
A marca iniciou as atividades no País nesta mesma data do ano de 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP).
Pois, tal como fez há 20 anos no lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro flex nacional, a montadora.
O ID.4 e o hatch ID.3 têm o pacote de baterias de 58 kWh no assoalho, o que baixa o centro de gravidade e ajuda na estabilidade.
Além disso, o motor elétrico fica junto ao eixo traseiro e tem 150 kW de potência, o equivalente a 204 cv, e um torque máximo (e instantâneo) de 31,6 mkgf.
Contudo, o SUV ID.4 tem versão AWD, que adiciona um motor no eixo dianteiro e usa baterias de 82 kWh.
Neste caso, a potência máxima alcança 300 cv. Assim, a autonomia do hatch chega a 426 km (ciclo WLTP), de acordo com a Volkswagen.
Já o SUV roda entre 386 km a 522 km, a depender do tipo de tração e do modo de condução.
Em termos de espaço, o ID.4 tem porte médio. Dessa forma, é maior que Jeep Compass e Kia Sportage, por exemplo, mas menor que o Jeep Commander de 7 lugares.
Na régua, são 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura, com distância entre-eixos de 2,76 m e um porta-malas de 543 litros.
Ou seja, espaço para uma família de até cinco pessoas.
Além do ID.4, a Volkswagen confirmou que vai lançar 15 novos veículos no País até 2025, principalmente flex e elétricos.
Assim, da atual ofensiva de produtos, já foram apresentados Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track, Gol Last Edition, Novo Polo GTS, Novo Virtus e Polo Track 1st Edition.
Ou seja, a montadora ainda tem oito modelos para lançar até 2025.