Ao menos seis pessoas morreram e outras oito ficaram feridas após parte de uma geleira da montanha Marmolada ceder, nos Alpes italinos, neste domingo (03). Pessoas que estavam no local registraram o momento em que os blocos de gelo e a neve despencaram.
Segundo as equipes de resgate, dos oito feridos, dois foram levados ao hospital em estado grave. “Vimos mortos e enormes pedaços de gelo, rocha”, disse o socorrista Luigi Felicetti à TV estatal italiana. O número de atingidos pela avalanche ainda é desconhecido.
Acompanhe no vídeo:
“Uma avalanche de neve, gelo e rocha atingiu a estrada de acesso no momento em que vários grupos de alpinistas estavam lá, alguns dos quais foram arrastados”, disse o porta-voz do corpo nacional de resgate dos Alpes, Walter Milan.
A Marmolada faz parte da cadeia de montanhas das Dolomitas. É a maior geleira da cadeia, que fica a leste dos Alpes.
O presidente de Trento, província próxima à geleira, Maurizio Fugatti, afirmou que as altas temperaturas podem ter sido a causa do colapso. “As temperaturas desses dias claramente influenciaram.” Já Milan enfatizou que o clima é apenas um dos fatores envolvidos na avalanche.
Equipes de resgate ainda fazem buscas por desaparecidos com a ajuda de helicópteros e cães farejadores.
*Com informações do ‘Metrópoles ‘
Leia mais:
Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito
Nos Estados Unidos, Mister Happy Face vence concurso como cão mais feio do mundo