Em Manaus, a imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças de 5 a 11 anos e concentrada em quatro locais preparados conforme as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para serem vacinadas, as crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis, estar saudáveis e sem ter recebido nenhuma outra vacina nos 15 dias anteriores.
A vacinação começou na última segunda-feira (17), para crianças com deficiência (PcDs) e as que têm comorbidades. Depois, passam a ser vacinadas as crianças indígenas e as quilombolas. O terceiro grupo será o das crianças que vivem em abrigos e orfanatos. E, a partir daí, a vacina passa a ser oferecida de acordo com a idade, sendo uma idade por vez, conforme a chegada e disponibilidade das doses.
Para saber o período de vacinação de cada grupo, pais e responsáveis devem acompanhar as informações divulgadas no site da Secretaria Municipal de Saúde (semsa.manaus.am.gov.br) e nas principais redes sociais da secretaria e da prefeitura.
Confira os pontos de vacinação
- Parque Cidade da Criança (zona Sul);
- Clube do Trabalhador – Sesi (zona Leste);
- Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (zona Oeste).
- E de 10h às 16h no Shopping Manaus Via Norte (zona Norte).
Documentos necessários
- Certidão de nascimento ou documento original com foto;
- Cartão do SUS ou CPF;
- Caderneta de vacinação;
- Laudo médico (apenas para as crianças com comorbidade).
A vacina utilizada é a Pfizer pediátrica, única autorizada para esta faixa etária no país, e que traz um frasco na cor laranja.
Ao serem vacinadas, as crianças precisam permanecer nos espaços de vacinação por 20 minutos para que sejam observadas pelos profissionais de saúde presentes.