MANAUS- A Prefeitura de Manaus está ofertando a vacina meningocócica C (Conjugada) para crianças e adolescentes não imunizados de até 10 anos, 11 meses e 29 dias, e trabalhadores da área da saúde.
O imunizante teve a oferta ampliada até o dia 31 de julho e está disponível em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em toda a capital amazonense.
A ampliação da oferta da vacina ocorre em razão das baixas coberturas vacinais registradas em todo o país.
“Manter as coberturas elevadas, principalmente entre adolescentes e crianças, é a única forma de controlar a doença meningocócica, uma doença grave e letal, por isso pais e responsáveis não devem deixar passar essa oportunidade para proteger seus pequenos”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, em exercício, Aline Rosa Martins.
A vacina é ofertada nas unidades básicas de segunda a sexta-feira, sendo que nove delas têm funcionamento estendido até as 20h.
As mesmas unidades abrem ainda aos sábados, das 8h às 12h, e, aos domingos e feriados, o serviço é mantido na Clínica da Família Carmem Nicolau, no bairro Lago Azul, Zona Norte.
A lista completa com endereços e horários está disponível na lista de salas de vacina.
Vacinação contra meningite
A vacina meningocócica C protege contra a doença meningocócica (DM) do sorogrupo C, que apresenta alta gravidade e letalidade, em especial em crianças.
Para as crianças a partir dos 5 anos, bem como adolescentes não vacinados até 10 anos e trabalhadores da saúde, o imunizante é ofertado em dose única.
Manaus tem atualmente 56.618 trabalhadores na área da saúde, de acordo com dados da Semsa.
Ela recomenda a diretores e gestores de estabelecimentos de saúde que busquem a secretaria para apoio em ações de imunização de profissionais, estagiários e trabalhadores de apoio.
A vacina meningocócica C (Conjugada), que protege contra a doença, foi implantada na rotina de imunização da criança em 2010.
A meta de cobertura vacinal prescrita pelo Ministério da Saúde é de 95%.
O imunizante é ofertado no Calendário Nacional de Vacinação em esquema primário de duas doses, aos 3 e aos 5 meses de vida, com uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses.
Crianças que tenham perdido a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas podem ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.