Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus tem feito a parte dela, mas precisa da colaboração da população, no sentido de não jogar lixo nos rios e igarapés da cidadade. Muito menos, nas ruas. Nos últimos 30 dias, foram 400 toneladas de resíduos sólidos retirados, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) que realizou, neste domingo, 13/11, o transbordo do material.
Recolhido das orlas, ele foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM–010 (Manaus – Itacoatiara).
Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em duas balsas e encaminhado ao porto Trairi, de onde são levados ao aterro sanitário para o descarrego, realizado por caçambas. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retiram, em média, 35 toneladas, por dia, de lixo. Grande parte desses materiais retirados das águas são garrafas PETs, carcaças de geladeiras, fogões, lavadoras e até pedaços de sofá e cama.
O subsecretário de Operações da Semulsp, Jairo Santos, que acompanhou o trabalho, disse que todo esse lixo é produzido pela população e que poderia se diminuir e muito, se todos acompanhassem os projetos que a Semulsp coloca à disposição para evitar o descarte incorreto dos resíduos.
“A população precisa nos ajudar nessa luta. Temos tantos serviços como da coleta agendada, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), sem contar o recolhimento do lixo diário que temos na nossa capital”, frisou o subsecretário.
Todos os dias, a Semulsp realiza ações de limpeza nas orlas da Panair, marina do David e nos igarapés da cidade. Para esses serviços, a Semulsp disponibiliza um cronograma mensal de limpeza, onde atende todas as zonas da cidade.
Educação ambiental
Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. Existe também o grupo “Garis da Alegria”, que colabora com a campanha, inclusive com ações nas escolas municipais e estaduais.
Coleta agendada
Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeiras sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com o serviço de coleta agendada de grandes objetos. O programa recolhe materiais de grande porte, que serão descartados. O agendamento é realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.
Coleta seletiva
A população também pode contar com o serviço de coleta seletiva, coordenado pela Semulsp, que ocorre todos os dias. O cidadão pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 38 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com associações e grupos de catadores.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Prefeito David Almeida anuncia retorno de Sabá Reis como titular da Semulsp
Serviços de limpeza na cidade são intensificados pela Semulsp