MUNDO-Na última quarta-feira, 3, Taiwan foi atingida pelo terremoto mais forte dos últimos 25 anos. Pelo menos nove pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas, edifícios e estradas foram danificados e dezenas de trabalhadores em pedreiras ficaram isolados.
Fortes terremotos não são novidade para Taiwan, mas seu impacto sobre os 23 milhões de moradores da ilha altamente tecnológica vem sendo relativamente contido graças ao excelente preparo contra os tremores de terra, segundo os especialistas.
Entenda de forma mais detalhada sobre o histórico de terremotos em Taiwan:
Por que tantos tremores?
Taiwan fica ao longo do “Círculo de Fogo” do Pacífico, a linha de falhas sísmicas que circunda o Oceano Pacífico, onde ocorre a maioria dos terremotos do mundo.
Essa região em especial é vulnerável aos tremores em razão da tensão acumulada pela interação entre duas placas tectônicas, a Placa das Filipinas e a Placa Euroasiática, que pode levar a liberações repentinas na forma de terremotos.
A paisagem montanhosa da região também pode ampliar o tremor do solo, levando a deslizamentos de terra.
Vários desses deslizamentos aconteceram na costa leste de Taiwan, perto do epicentro do terremoto de quarta-feira, no condado de Hualien, e os destroços caíram sobre túneis e rodovias, esmagando veículos e causando várias mortes.
Taiwan está equipada para lidar com terremotos?
O terremoto de quarta-feira teve uma intensidade de 7,2, segundo a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan, enquanto o Serviço Geológico dos EUA estimou em 7,4.
Ele danificou vários edifícios em Hualien, mas causou apenas pequenos prejuízos na capital Taipé, embora tenha sido percebido com intensidade ali.
O tremor aconteceu em meio à hora do rush matinal, mas atrapalhou apenas discretamente a rotina comum. Poucos minutos depois, os pais estavam novamente levando as crianças a pé para a escola, e os trabalhadores conduziam seus carros até o escritório.