BRASIL-Nesta segunda-feira (19), os brasileiros têm o privilégio de poder contemplar o fenômeno Superlua Azul, que ocorre durante a noite. Acontecendo a cada dois anos, a lua cheia se aproxima bastante do nosso planeta, causando um efeito em que ela aparenta estar maior e muito mais brilhante.
A Superlua Azul pode ser vista a olho nu, sem a necessidade de equipamentos e é mais visível em pontos onde o céu está limpo e sem nebulosidade.
Os especialistas ressaltam que a, apesar do nome Superlua Azul, a cor da lua não muda para o tom azulado. Outros fenômenos naturais também seguem o mesmo tipo de nomenclatura, como a Lua de Morango, Lua Rosa e outros.
Superlua Azul também ocorreu em 2023
30 de agosto de 2023 – Hoje é dia de olhar para o céu na noite desta quarta-feira (30), pois vamos estar diante de um raríssimo fenômeno astronômico: a Superlua Azul. O que veremos hoje vai ser uma junção de eventos da natureza – a lua azul e a superlua. É bom aproveitar, pois a próxima será apenas em 2032.
Segundo especialistas, a lua azul é quando há uma segunda lua cheia dentro do mesmo mês. Enquanto a superlua, é quando o satélite está mais próximo da Terra, o que a deixa mais brilhante aos olhos dos observadores.
Na Superlua Azul, desta semana, a distância entre Lua e Terra será a menor de 2023. Por isso, observadores poderão ver o satélite natural maior e mais brilhante do que em condições comuns.