Em visita a Policlínica Naval de Manaus, o senador Plínio Valério ( PSDB-AM) discutiu com o vice-almirante Ralph Dias , comandante do 9º Distrito Naval da Marinha na Amazônia, reforço na ajuda para atuação da Força na fronteira e ações de saúde para atender os ribeirinhos, comunidades indígenas e população vulnerável na região.
Do evento em que foi homenageado com medalhas comemorativas da Marinha do Brasil, Plínio também recebeu explicações sobre a atuação do órgão de saúde da vice diretora da Policlínica, capitã de fragata Laís Ceconelo , que atua na linha de frente do combate à Covid-19, do diretor capitão de fragata Vitor Galo e do capitão de fragata André Dias, comandante do Quartel dos Fuzileiros Navais. André Melo homenageou o senador com o diploma da Moeda Operações Ribeirinhas .
_ Vamos reforçar nossa ajuda para as ações de saúde e também de fiscalização de fronteira. Estamos ajudando a Policlínica com R$ 650.000,00 e mais R$1 milhão para os navios que prestam assistência médica aos ribeirinhos. Temos que dar suporte ao Exército , Marinha e Aeronáutica que tem uma atuação fundamental na Amazônia, combatendo desde o tráfico de armas e combustíveis, animais, biopirataria, exploração ilegal de minérios e todo tipo de contrabando de nossas riquezas naturais _ reconheceu Plínio .
Segundo o portal do 9º Distrito Naval, na última semana do mês de setembro, na região do rio Japurá e do rio Solimões, entre as cidades de Alvarães e Benjamim Constant , os Navios-Patrulha Fluvial Amapá e Roraima, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, apreenderam cerca de quatro quilos e meio de entorpecentes, 11 quilos de mercúrio, 300 gramas de ouro, munições e 31 tracajás e jabutis. A ação faz parte da Operação Ágata III/2021, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas e armamentos por via fluvial; coibir a ação de embarcações do tipo “draga”, utilizadas no garimpo ilegal para extração de recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes, além de reprimir o uso do mercúrio nocivo à saúde humana e ao meio ambiente.
*Com informações da assessoria de imprensa