Veja declaração do senador Plínio Valério sobre intenção do ministro da Economia de cortar de forma linear 25% do IPI.
“Essa nova – e não surpresa – investida do ministro Paulo Guedes contra a Zona Franca de Manaus… e é isso que no fundo ele quer. Não é novidade pra gente, só mostra que a gente precisa estar cada vez mais alerta, que enquanto perdurar o ministro da economia no governo nós vamos ter esse tipo de problema.
Nós representantes do povo amazonense vamos ter que lutar com isso com o que a gente tem, que são os argumentos técnicos, isso a gente tem que se assessorar com a FIEAM, com nossos assessores, para discutir. Uma coisa é certa: a gente não vai ficar assim de braço cruzado.
É lamentável pois vem de encontro ao discurso de se criar mais empregos, de se prestigiar a indústria nacional. Se você reduzir a alíquota do IPI em 25% vai tirar a competitividade dos produtos fabricados na Zona Franca e as indústrias brasileira pois fomentará a importação de bens acabados. Mas vai também, acima de tudo, evitar que novos empregos surjam nas indústrias, na fabricação, isso não é incentivar isso é trabalhar contra!
E a gente vai trabalhar contra porque nós não concordamos com isso. Vamos rever. Vai reduzir IPI também dos produtos importados?
É uma confusão muito grande e complexa. Fica claro e nítido que o Paulo Guedes não vai deixar a gente em paz nunca. E fomos eleitos para isso, para combater esse tipo de coisa”.