POLÍTICA-Parlamentar amazonense reforça compromisso com as comunidades indígenas: “Queremos tirá-los do isolamento”, declarou. Embarcações beneficiarão cooperativa indígena, que terá aumento significativo no número de cooperados.
Nesta terça-feira (10), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) entregou três embarcações aos indígenas da etnia Baniwa, integrantes da Cooperativa Agrícola Indígena Baniwa Castelo Branco (Coopaib CB), de São Gabriel da Cachoeira. A entrega oficial foi realizada no estaleiro Turbo Náutica, em Santa Etelvina, com a presença do presidente da cooperativa, Sílvio Baniwa, e de Maciel Baniwa. “Estamos juntos para ajudar todas as aldeias indígenas que precisam de nós, tirando vocês do isolamento e garantindo mais oportunidades e dignidade para as comunidades”, afirmou o senador.
Como forma de agradecimento, ele recebeu um colar produzido pelos indígenas da comunidade.
As embarcações foram adquiridas por meio de emenda parlamentar para atender as necessidades específicas da região, facilitando o escoamento da produção e o transporte de pessoas. “Finalmente, depois de dois anos e meio, a emenda que destinamos para os Baniwa, no Alto Içana, em São Gabriel da Cachoeira, está se concretizando. Um barco maior servirá para escoar a produção, enquanto outros dois barcos menores vão operar durante os períodos de seca, quando os rios estão baixos e o barco maior não consegue chegar. Essas embarcações menores são essenciais para garantir o acesso a todas as comunidades indígenas. O processo é demorado, pois envolve etapas com o Sepro, Idam e a prefeitura”, explicou Plínio Valério.
O presidente da cooperativa, Sílvio Baniwa, destacou o impacto positivo que as embarcações terão para a comunidade. Hoje, a cooperativa possui 30 cooperados, mas, com a chegada dessa nova estrutura de produção, é esperada a adesão de mais 250 cooperados. “Quero, primeiramente, agradecer a Deus por essa entrega, fruto da emenda do senador. Demorou, mas, em uma semana, conseguiremos levar o barco para o nosso município. Quero informar aos meus parentes, especialmente os Baniwa, que estamos muito felizes com essa conquista”, celebrou Sílvio.
A maior embarcação mede 8 metros de comprimento, 2 metros de largura e 0,75 metros de pontal. Projetada para transportar até 12 pessoas e cargas, ela é equipada com painel de comando, capota fixa, proteção lateral de acrílico, régua para redes, tanque de combustível de 200 litros com medidor e compartimento de armazenagem na popa. O barco conta ainda com GPS, sistema de som e bancos almofadados, proporcionando conforto e segurança para seus ocupantes. As outras duas embarcações são menores, ideais para o transporte de passageiros e pequenas cargas em regiões de difícil acesso.
Assessoria de Imprensa do senador Plínio Valério (PSDB-AM)