POLÍTICA- O senador Plínio Valério (PSDB-AM) classificou, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (29), como “hipócritas” os países ricos que criticam a exploração pelo Brasil de riquezas na Amazônia enquanto seguem investindo em combustíveis fósseis. De acordo com estudo divulgado no último dia 23 de agosto, as maiores economias do mundo gastaram US$ 1,4 trilhão em subsídios para empresas de carvão, petróleo e gás.
— O petróleo do Amapá não pode ser explorado. O potássio do Amazonas não pode ser explorado, mas os 20 países mais ricos aportam 1 trilhão e 400 bilhões de dólares em combustíveis fósseis. […] São hipócritas que nos querem dar lições — protestou.
O senador reforçou que alguns desses países estão por trás do financiamento de ONGs que atuam na Amazônia para “sabotar” a exploração na Amazônia. Plínio afirmou que garantir o uso das riquezas da Amazônia pelos brasileiros é uma questão de soberania.
— É uma nação que se quer soberana versus brasileiros que querem seguir colonizados. Quem financia as ONGs está ditando as normas — avaliou.
Fonte: Agência Senado