Na noite desta quarta-feira (1), após rejeitar a Medida Provisória (MP) que previa uma minirreforma trabalhista, o Senado Federal aprovou a autorização para que o estado do Amazonas faça um empréstimo de 200 milhões de dólares com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A transação terá garantia da União (MSF 38/2021). O parecer foi relatado em Plenário pelo senador amazonense Plínio Valério (PSDB-AM).
Os recursos do empréstimo deverão ser aplicados no Pro-Sustentável, programa do governo amazonense que abrange ações de recuperação fiscal e investimentos sociais. Entre elas estão o controle da dívida pública, a renovação do Portal de Transparência do estado, a ampliação do Bolsa Floresta (programa de estímulo à conservação ambiental) e investimentos em saúde.
Ao proferir o relatório, Plínio Valério agradeceu o apoio dos demais pares para a aprovação do empréstimo e destacou a união de esforços em prol da população amazonense.
Eu quero agradecer aos senadores e senadoras que concordaram com que nós pudéssemos ler o nosso relatório, porque isso é muito importante para o estado do Amazonas. O senador Omar Aziz e o senador Eduardo Braga sabem da importância disso para todos nós. É bom ressaltar aqui, presidente Rodrigo Pacheco, que, embora nós politicamente não naveguemos no mesmo barco do Governador do Estado, nós navegamos no mesmo rio, esse rio chamado Amazonas. Então, é para o bem do Estado do Amazonas que a gente vem aqui no Senado, destacou o senador Plínio Valério.