MUNDO- A Rússia lançou bombardeiros estratégicos, utilizando drones e mísseis, em um ataque massivo contra alvos ucranianos, incluindo usinas energéticas, nesta sexta-feira (10).
Enquanto um ataque militar de Moscou que Kiev diz estar em preparação há dias parece ganhar ritmo antes da invasão completar um ano.
De acordo com militares ucranianos, ao menos dois mísseis russos sobrevoaram o espaço aéreo da Romênia, país que faz parte da Otan.
Ação é uma sinalização que parece ter o objetivo de ampliar a aversão do bloco ao Kremlin.
Horas depois, a Romênia negou que mísseis de cruzeiro russos tivessem sobrevoado seu espaço aéreo antes de entrar na Ucrânia.
“O sistema de vigilância aérea detectou um projétil lançado de um navio russo localizado no Mar Negro [em direção à Ucrânia]”, informou o Ministério da Defesa em comunicado.
Mas em nenhum momento ele entrou no espaço aéreo romeno.”
De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, a Rússia disparou seis mísseis de cruzeiro Kalibr, até 35 mísseis guiados antiaéreos S-300 nas regiões de Kharkiv e Zaporizhzhia e utilizou sete drones Shahed [de fabricação iraniana]”.
Em um comunicado, o Exército afirmou que “cinco mísseis de cruzeiro Kalibr e cinco drones Shahed foram destruídos [pela defesa antiaérea]”. Não há confirmação de vítimas até o momento.