POLÍTICA- O ex-interventor federal Ricardo Cappelli afirmou, nesta quinta-feira (9), que o ex-presidente Jair Bolsonaro é o líder dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro em Brasília.
Em suas redes sociais, Cappelli não mencionou o nome do ex-presidente, mas destacou que o líder dos ataques “passou quatro anos atacando as instituições democráticas. Qual a dúvida?”.
Em resposta às invasões e depredações promovidas por terroristas no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula decretou, no mesmo domingo dos atos (8), a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.
Lula nomeou Cappelli como interventor federal. O objetivo era manter a ordem na capital do país.
“Não tem precedente na história do nosso país. Não existe precedente o que essa gente fez e por isso essa gente terá que ser punida”, afirmou Lula ao assinar o decreto de intervenção.
Foram 23 dias de intervenção federal na segurança pública do DF.
O interventor ficou responsável para apurar o que ocorreu no dia 8 de janeiro e também como se deu a organização dos atos, além de fortalecer a segurança da Esplanada dos Ministérios.
Segundo o relatório final de Cappelli, ficou evidente que houve falha operacional das forças de segurança no dia dos atos golpistas.