MANAUS-A cidade de Manaus volta a enfrentar fumaça intensa no ar na manhã desta terça-feira (31).
O céu da capital começou a ser encoberto por fumaça densa deste o domingo (29), e se intensificou na noite de segunda-feira (30).
Apesar de campanhas e ações contra, o problema continua.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 24 horas foram identificados 243 focos de queimadas foram identificados no Amazonas.
Com 35 focos de queimadas, Apuí é o município com mais queimadas, nas últimas 24 horas no Estado.
Qualidade do ar
A população está respirando ar bastante poluído. Segundo o Selva, a qualidade do ar está entre muito ruim e péssimo.
Cuidados
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orienta sobre cuidados necessários diante do grande risco de doenças respiratórios nesse período de seca no estado.
O órgão orienta que a população se proteja, principalmente nos dias em que o ar está mais afetado pela fumaça, evitando estar em ambientes externos, visando prevenir infecções respiratórias.
A recomendação é voltada, principalmente, para crianças, idosos, gestantes, puérperas e pacientes crônicos que fazem parte dos grupos mais vulneráveis.
Outras recomendações incluem uso de máscara de proteção respiratória quando houver circulação em ambientes com fumaça; manter-se hidratado com a ingestão de líquidos e proteger a pele dos danos causados pelos raios solares com a aplicação de protetor solar.
Em caso de reação alérgica nos olhos ou narinas, a orientação é evitar contato com as áreas afetadas, não coçar olhos e nariz. A situação pode ser amenizada com lavagem nas regiões com soro fisiológico.
Em qualquer agravamento dos sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para buscar atendimento médico adequado e em tempo oportuno.