MANAUS- Levando o teatro de rua para o coração das comunidades periféricas de Manaus, o projeto ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’ é uma iniciativa da “Menina Miúda Produções Artísticas”, contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A proposta prevê cinco apresentações gratuitas do espetáculo ‘Menina Miúda’ em escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguidas de oficinas de teatro de rua, proporcionando às crianças o contato com a arte e a oportunidade de explorar sua própria criatividade e expressão artística.
A oficina de teatro de rua, ofertada pelo idealizador do projeto, Cairo Vasconcelos, tem duração de 45 minutos. O principal objetivo do workshop é introduzir os estudantes ao universo do teatro de rua, estimulando a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em grupo por meio de jogos teatrais e brincadeiras que valorizam a ludicidade e a comunicação.
O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, reforça a importância de projetos que integrem os jovens à arte.
“Levar oficinas de teatro para as escolas é uma oportunidade de aproximar os mais jovens da arte. O projeto ‘Miudezas’ é uma maneira de fortalecer a conexão entre os estudantes das escolas públicas de Manaus e a cultura, por meio do teatro de rua. Esperamos que, por meio da Pnab e de outros editais de cultura, experiências como essa sejam ampliadas e inspirem futuros artistas”, comentou o presidente.
Idealizador do projeto, o artista Cairo Vasconcelos comenta sobre suas expectativas para a realização do ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’.
“As expectativas são as melhores. Estamos muito ansiosos para encontrar os alunos e apresentar esse espetáculo que realizamos há cinco anos. O espetáculo ‘Menina Miúda’ marcou o início do repertório da nossa produtora, e estou extremamente feliz por ter sido contemplado pela Pnab com esse projeto, especialmente por levar cultura e arte para escolas que, muitas vezes, não recebem esse tipo de incentivo. É um desafio, mas espero que, com esse projeto, possamos ajudar a difundir a arte do teatro de rua, estamos ansiosos para iniciar essa circulação”, disse Cairo.
A metodologia da oficina é baseada em dinâmicas lúdicas e colaborativas que incentivam a participação ativa dos estudantes, respeitando o ritmo e o tempo de cada uma. O teatro de rua é apresentado como uma prática artística acessível e divertida, que estimula a criatividade, a interação com o espaço e o fortalecimento dos laços entre o grupo. O projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Teatro e Circo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Apresentações
Sexta-feira, 21/2, às 14h
Local: Escola Municipal Professora Tereza Cordovil, localizada na rua Rio Xingu, 237 – Tarumã Açu, zona Oeste.
Segunda-feira, 24/2, às 14h
Local: Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, localizada na Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, zona Centro-sul.
Terça-feira, 25/2, às 14h
Local: CETI – Marquês de Santa Cruz Endereço: Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, zona Oeste.
Quarta-feira, 26/2, às 14h
Local: IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga Endereço: R. dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, zona Leste.
Quinta-feira, 27/2, às 14h
Local: Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva Endereço: Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, zona Oeste.