O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), eng. Afonso Lins, apresentou, no fim da manhã desta terça (9), o Projeto de Lei de Autovistoria ao prefeito de Manaus, David Almeida, e ao vereador Antônio Peixoto, recém-formado em engenharia.
Também estiveram presentes os engenheiros civis Frank Albert, Charlton Louzada e Mesaque Oliveira, integrantes do Grupo de Trabalho de Obras Públicas, criado pelo Crea-AM. O projeto pede a realização periódica, a cada cinco anos, por Autovistoria, nos prédios públicos, residenciais, comerciais, etc, e cria Laudo Técnico de Vistoria Predial realizado por profissional ou empresa habilitados, gerando trabalho aos profissionais e segurança para a sociedade.
David Almeida assegurou que a sua equipe vai estudar a viabilidade do projeto, que deve ser apresentado pelo vereador Peixoto na Câmara Municipal para debate entre os parlamentares. Em vigor desde 2013 no município do Rio de Janeiro, a lei determina a obrigatoriedade de vistorias técnicas periódicas nas edificações com o objetivo de analisar as condições de estabilidade e segurança. No primeiro ano da aplicação da lei no Rio, 9.733 dos 250 mil prédios da cidade passaram por uma inspeção. Desse total, mais da metade das edificações – 5.155 – tinham necessidade de obras.
Em Manaus, há duas semanas, uma explosão destruiu parte do prédio de um condomínio no bairro Lago Azul, Zona Norte. A suspeita é que a explosão tenha sido causada por vazamento de gás encanado do edifício. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para o local e informou que uma vítima foi encaminhada para o Hospital 28 de agosto, com 80% do corpo queimado. Outra vítima teve ferimentos leves, e não precisou de hospitalização.
“A lei já existe em outros centros como Recife e Rio de Janeiro. Isso dará mais trabalho aos profissionais e mais segurança para a sociedade”, assegurou o presidente do Crea-AM, eng. Afonso Lins.
Fonte: CREA-AM