MANAUS- Investindo na valorização do profissional com vistas ao aprimoramento da saúde pública, a Prefeitura de Manaus iniciou uma nova turma do Curso Introdutório para Novos Servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A titular da pasta municipal, Shádia Fraxe, deu as boas-vindas aos profissionais na abertura da formação, na tarde desta segunda-feira, 3/7, no auditório da Universidade Nilton Lins, zona Centro-Sul da capital.
Conforme a secretária, a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) fazem parte da estratégia da gestão municipal para a melhoria constante dos serviços ofertados à população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O principal objetivo é orientar e qualificar o profissional que acabou de chegar aqui com a gente para levar à nossa população um serviço com muito mais qualidade, atendendo todas as normas do SUS e levando o melhor para Manaus em relação à saúde básica”, pontuou.
Ao todo, 52 servidores da Semsa participam do curso introdutório, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares odontológicos. A programação é coordenada pela secretaria, por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), e segue até a sexta-feira, 7/7, sempre no turno vespertino.
A diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Semsa, Ivamar Silva, explica que o curso foi desenvolvido com a participação de equipes de diversas áreas técnicas da Semsa, que se revezam à frente das atividades. O conteúdo, ela informa, traz um panorama abrangente da gestão municipal de saúde, enfocando temas como missão, valores e organização da Semsa, Política Nacional de Atenção Básica, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, novas tecnologias e modernização de processos de trabalho, entre outros.
“Entraremos no último dia discutindo a Semsa enquanto espaço de formação de seus servidores, para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço disponível, na defesa do direito à saúde da nossa população”, assinalou a gestora.
A médica de Família e Comunidade, Ana Carolina Cruz, foi uma das profissionais a participar da segunda turma do curso introdutório voltado aos novos servidores da Semsa. Ela apontou a atividade de acolhimento como fundamental para o melhor entendimento acerca da estrutura organizacional e das diretrizes da pasta municipal entre os profissionais participantes.
“Minhas expectativas são altas, eu fiz Medicina de Família e Comunidade, então eu aprendi a atuar na tensão primária e eu quero somar aqui com a saúde de Manaus, realmente aprender muito no curso”, declarou.
*Com informações da acessoria