MANAUS- A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), abriu, nesta quinta-feira, 15/5, as inscrições para as 36.021 oportunidades em cursos básicos de língua estrangeira na rede privada, disponibilizadas pelo Programa Bolsa Idiomas (PBI). Os interessados terão até as 14h, do dia 21/5, para preencher o formulário, por meio do link https://sgbi.manaus.am.gov.br/inscricao.
Desde o último dia 8, a Espi está recebendo inscrições para outro programa de inclusão socioeducacional da prefeitura, o Bolsa Pós-Graduação (PBPG), cujas inscrições foram estendidas até as 14h desta sexta-feira, 16/5, e podem ser feitas acessando o endereço eletrônico http://sgbp.manaus.am.gov.br/inscricao.
O diretor-geral da escola, Aurilex Moreira, orienta os candidatos que observem atentamente quais informações são solicitadas no formulário para que o preenchimento seja feito de forma correta, com dados reais.
“O preenchimento correto do formulário de inscrição é muito importante. Se houver inconsistências, o candidato corre o risco de não conseguir concorrer. O mesmo se aplica à veracidade das informações. Não há como burlar o sistema com dados falsos, até porque será necessária a comprovação de tudo o que for declarado”, alerta Aurilex.
O diretor-geral explica, ainda, que se algum candidato encontrar problemas no preenchimento de algum campo, como o de telefone, deve se certificar de estar colocando a quantidade certa de algarismos. Caso o problema persista, a sugestão é acessar por outro dispositivo, de preferência um computador ou notebook.
Aurilex destaca, também, a indicação de informação profissional. “Se a pessoa não encontrar sua profissão exata no campo de atividades profissionais, basta selecionar uma opção mais próxima. Por exemplo, se você é vendedor, pode escolher o item ‘promotor de vendas’, que é semelhante”, sugere.
Socioinclusão educacional
Os programas Bolsa Pós-Graduação, Bolsa Idiomas e Bolsa Universidade são os pilares do Programa de Inclusão Socioeducacional da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Espi/Semad.
Para 2025, os três ofereceram 144.021 oportunidades de acesso a ensino em instituições particulares de ensino situadas em Manaus.
A iniciativa contempla pessoas de famílias de baixa renda que se enquadrem nos critérios de cada um dos programas.
No caso do PBI, podem participar estudantes a partir dos 10 anos de idade, cuja renda familiar não exceda a 2,5 salários mínimos, o equivalente a R$ 3.795, com base no valor em vigor. Para 2025, estão sendo oferecidas 36.021 bolsas para cursos básicos de sete idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim, em 17 Instituições de Ensino de Língua Estrangeira.
O público-alvo do Bolsa Pós-Graduação são pessoas que, comprovadamente, não têm condições de custear seus estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Manaus. A renda per capita familiar dos candidatos não pode ser superior a 3,5 salários mínimos, o que corresponde a R$ 5.313.
O edital do Bolsa Universidade foi lançado no final do ano passado, com a oferta de 47.680 vagas. O processo foi concluído e os contemplados já começaram a cursar a graduação escolhida.