Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma solenidade na noite de terça-feira, 22/11, para homenagear os representantes de instituições parceiras do município na execução das ações do Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp) da rede municipal de ensino, com premiações e menções honrosas.
A solenidade teve o objetivo criar um momento de reconhecimento dos diversos atores que contribuíram para o bom desempenho das atividades e resultados exitosos do Cemasp no decorrer do ano de 2022.
O evento aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, localizado na Semed, e contou com a participação de parceiros, assessores e pessoas ligadas a setores da secretaria que colaboraram com a execução e bom andamento do Cemasp em 2022.
“Quando chegamos aqui e nos deparamos com o trabalho do Cemasp, percebemos que é um trabalho extremamente importante pela relevância que tem e pela diferença que faz na vida dos nossos alunos e, com certeza, eu que estou à frente da secretaria não poderia ter um olhar diferente”, frisou a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, na abertura do evento.
Na oportunidade, a secretária destacou também que o trabalho do Cemasp vai ser potencializado. “Nós precisamos combater a evasão e diminuí-la ainda mais na nossa rede com o trabalho de excelência que vem sendo feito pelo Cemasp. Por isso, vamos potencializar o Cemasp com uma divisão, com uma gerência, porque precisamos valorizar quem está fazendo esse trabalho na ponta, com as visitas aos alunos, na busca ativa, na questão do apoio emocional, com tanta dedicação”, disse Dulce.
A coordenadora do Cemasp, Karla Loura Menezes, destacou a importância do momento e agradeceu o apoio de todas as instituições e setores da Semed que contribuíram com as atividades do Cemasp em 2022. “Nenhum trabalho exitoso se constrói de modo isolado. Por esse motivo, reconhecemos e agradecemos a participação, colaboração, integração e o trabalho de todos que colaboram para os resultados positivos das ações do Cemasp no processo de ensino e aprendizagem na rede municipal de ensino de Manaus em 2022”, mencionou Karla.
Um dos parceiros externos homenageados na solenidade foi o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A assistente social que trabalha na Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-AM, Jane Nagaoka, que na oportunidade estava representando a desembargadora Joana Meirelles, disse que o sentimento do órgão jurisdicional é de gratidão pelo reconhecimento do apoio da instituição judicial. Nagaoka disse ainda que a ação do Cemasp ajuda na execução de um projeto do TJ-AM, que trabalha com os filhos de mulheres privadas de liberdade.
“É uma honra receber esse reconhecimento, compreendendo que as principais pessoas para a transformação acontecer na vida dos usuários do nosso projeto são do Cemasp. E, o órgão recebe essa homenagem com sentimento de gratidão e de muita alegria”, frisou Nagaoka.
Foram homenageados profissionais de todos os Cemasp da rede municipal de ensino. Um deles foi o Cemasp Leste 2, que no ano de 2022 trabalhou com aproximadamente 3 mil alunos de unidades da zona Leste da cidade. A psicopedagoga Clarissa Aquino disse que se sentiu realizada com a homenagem.
“Meu sentimento, hoje, é de dever cumprido por todo nosso trabalho realizado todos os dias com crianças ou adultos em palestras, na construção de novos cidadãos, nessa busca ativa por eles. Então, estar aqui, recebendo essa premiação, representa uma recompensa, esse sentimento de dever cumprido por todo um trabalho realizado neste ano”, mencionou Aquino.
Cemasp
O Cemasp é um Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico, criado pela Lei nº 1.556, de 13/01/2011, regulamentado pelo Decreto nº 2.755, de 9 de abril de 2014, que tem o compromisso ético e social de contribuir nas soluções das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede municipal de Manaus, por meio de ações preventivas e intervenções específicas da área de psicologia, psicopedagogia, serviço social e fonoaudiologia com o intuito de promover a permanência do aluno na escola.
*Com informações da assessoria