Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus está acompanhando a mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 na capital e informa à população que 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão ofertando testes rápidos de antígeno para diagnóstico da doença na área urbana e em mais nove unidades na zona rural.
A testagem rápida é uma importante estratégia que permite a contenção da doença, uma vez que ao ser diagnosticado, o usuário inicia o tratamento, que dificulta a evolução da doença para as formas mais graves, e é orientado a ficar em casa em repouso, medida que reduz a circulação do vírus.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explica que o serviço deve ser solicitado quando a pessoa estiver com os sintomas iniciais da doença (febre alta, dor de cabeça, tosse, dor na garganta e indisposição), por sete dias, no máximo.
“Após esse período, o teste não tem mais capacidade de identificar a doença, por isso nossa orientação é que após os sete dias, quem estiver com os sintomas, deve ir a uma UBS para receber atendimento médico que compreende as orientações sobre os medicamentos e os cuidados necessários para evitar a disseminação da doença”, explica Shádia.
Para receber o atendimento os usuários devem apresentar documento de identificação original com foto e Cartão Nacional de Saúde (SUS). Os endereços e horários de atendimento das unidades de saúde que ofertam os testes rápidos podem ser conferidos pelo link: bit.ly/ubscovidmanaus.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Prefeitura de Manaus intensifica obras emergenciais de infraestrutura no bairro Petrópolis
Prefeitura de Manaus realiza serviços de infraestrutura na comunidade São Pedro
Prefeitura trabalha em obras de infraestrutura na Lagoa do Japiim