Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus realizou neste sábado (20), em 106 unidades de saúde, o terceiro “Sabadão da Saúde”, que, neste dia, incorporou o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, abriu ,oficialmente, a programação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mauazinho, na zona Leste da capital.
A vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) é voltada para as crianças menores de cinco anos, que devem atualizar o esquema vacinal ou tomar a dose de reforço. Já a multivacinação é para crianças e adolescentes de até 14 anos, para quem estarão disponíveis as 18 vacinas do calendário básico nacional.
Além da vacinação, as unidades do “Sabadão” tiveram os seguintes serviços prioritários, como: exames e consultas para pessoas com confirmação ou suspeita de hipertensão ou diabetes; consultas e exames de pré-natal para grávidas desde o primeiro mês de gestação; e coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero para mulheres de 25 a 64 anos.
As unidades funcionaram até as 16 horas e os usuários foram atendidos sem necessidade de agendamento. Para viabilizar este “Sabadão”, a Semsa mobilizou 2 mil servidores.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Sabadão da Saúde: um dia a mais para cuidar de você
Balanço: mais de 16 mil atendimentos são realizados durante o Sabadão da Saúde
Segunda edição do ‘Sabadão da Saúde’ é organizada pela Prefeitura de Manaus