Manaus (AM) – Com o tema “Em defesa do SUS, o controle social está em campo”, será iniciada, nesta quinta-feira, 17/11, a 16ª Semana do Controle Social de Manaus, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A programação vai acontecer no auditório Isabel do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, avenida Brasil, nº 2.971, bairro Compensa, zona Oeste, reunindo lideranças comunitárias, conselheiros municipais e locais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Souza, a programação tem como objetivo fortalecer o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) e valorizar o trabalho executado pelos conselheiros de saúde em Manaus.
“É um momento importante para reunir conselheiros municipais e os conselheiros locais das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, e promover o debate sobre a importância do controle social no desenvolvimento do SUS, assim como é uma oportunidade de escutar as demandas dos representantes de gestores, trabalhadores e usuários do SUS”, explicou Lindomar Souza.
Além de fortalecer o controle social, a Semana do Controle Social foi idealizada como um evento anual para comemorar o aniversário do CMS/Manaus, criado no dia 11 de junho de 1991 nos termos da Lei n° 066, e que se constitui como órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS para o município de Manaus.
Na composição do CMS/Manaus, são dispostas 32 vagas para conselheiros municipais e respectivos suplentes, distribuídas entre gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do SUS. A capital amazonense conta ainda com 68 Conselhos Locais de Saúde (CLSs) que atuam no controle social em 68 UBSs nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.
Programação
A programação da 16ª Semana do Controle Social vai ocorrer nos dias 17, 18, 23 e 25 de novembro, com atividades direcionadas para representantes do controle social nos Distritos de Saúde (Disas) Sul, Oeste, Norte, Leste e Rural, envolvendo a participação de gestores, trabalhadores e usuários, que atuam como conselheiros de saúde.
No primeiro dia, 17/11, das 7h30 às 11h30, a programação contará com a participação de representantes do controle social no Disa Sul, com palestras abordando os temas “Doenças reemergentes: poliomielite e sarampo” e “Doenças emergentes: MonkeyPox”.
Na sexta-feira, 18/11, das 7h30 às 11h30, a atividade será direcionada para o Disa Oeste, também abordando os temas “Doenças reemergentes: poliomielite e sarampo” e “Doenças emergentes: MonkeyPox”.
Na quarta-feira, 23/11, das 7h30 às 11h30, a programação será direcionada para representantes do Disa Norte, e das 13h30 às 17h30, para representantes do Disa Leste, com abordagem dos temas: ‘Importância do controle social na melhoria do SUS; Sistema DigiSUS – Gestor Módulo Planejamento; e Violência Obstétrica na Região Norte.
A programação será encerrada no dia 25 de novembro, no auditório Paulo Pinto Nery, na sede do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, das 7h30 às 11h30, e terá como público alvo os representantes do controle social do Disa Rural. Serão abordados os temas “Malária” e “Sistema DigiSUS – Gestor Módulo Planejamento”.
“Os temas que serão abordados foram escolhidos para conscientizar os conselheiros sobre os riscos das doenças emergentes e reemergentes. Assim, os conselheiros poderão replicar as informações junto às comunidades”, explica Lindomar Souza.
*Com informações da assessoria