O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou a criação do “Auxílio Empreendedor”, nesta quinta-feira, 1º/4, após ser aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A ajuda emergencial beneficiará seis mil permissionários, empreendedores e trabalhadores informais cadastrados no sistema do município com o valor de R$ 300, que será pago em parcela única, totalizando o aporte de recursos na ordem de R$ 1,8 milhão.
Para David Almeida, o novo benefício municipal será fundamental para ajudar esses profissionais autônomos, que tanto vêm sofrendo durante a pandemia, além de impulsionar a economia da cidade.
“A cada dia, vemos com mais clareza os estragos causados pela pandemia do novo coronavírus. Não apenas no sistema de saúde mundial, mas na economia também. Em Manaus, não poderia ser diferente. Sabemos que muitos profissionais estão enfrentando dificuldades, para manter o sustento de suas famílias. Por isso, a Prefeitura de Manaus vem com esse auxílio ajudar, mostrando que estamos ao lado do povo para que, juntos, possamos passar por esse momento triste. Esse é mais um passo para que Manaus volte a sorrir”, enfatizou o prefeito.
Idealizado pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), o “Auxílio Empreendedor” será concedido aos trabalhadores já inscritos junto à Semtepi, que possuem como fonte de recursos o Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq).
Para ter acesso ao auxílio, os permissionários, empreendedores e informais deverão ter sede na cidade de Manaus, estar ativos e com registro nas galerias populares e ambientes administrados pela Prefeitura de Manaus, além de apresentar documentação regular e comprobatória, conforme solicitado.
A Semtepi informou que, a partir do próximo dia 10, disponibilizará, por meio eletrônico, um formulário de requerimento aos beneficiários.