POLÍTICA- “Já sentimos a mão pesada do governo e do judiciário. Precisamos da outra mão. Qual alternativa que vão oferecer para essa gente”, disse o senador na reunião.
Nesta quarta-feira (12), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) se reuniu, ao lado de parlamentares dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e o ministro interino do Meio Ambiente, Paulo Capobianco, para buscar soluções para os embargos a madeiras e propriedades de gado na região Norte.
Uma operação do Ibama resultou no embargo de 500 mil cabeças de gado em propriedades rurais afetando cerca de duas mil famílias, enquanto produtores de madeiras dos estados enfrentam entraves para emissão do Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para o transporte do produto.
Durante a reunião, o senador Plínio Valério expressou a necessidade de encontrar alternativas para os produtores afetados pela situação, sem criminalizar aqueles que estão ilegais por falta de opções. O senador lembrou que é importante oferecer soluções para os pequenos produtores e regularizar a situação fundiária na região, em vez de criminalizá-los.
Plínio também pediu a união dos governos federal e estadual, juntamente com o Legislativo, para encontrar uma solução viável para os problemas enfrentados pelos produtores. O senador acredita que, com a ajuda do governo, a situação pode ser resolvida de forma justa e equilibrada para todas as partes envolvidas.
Assessoria do senador Plínio Valério