Brasília – Um requerimento de congratulações ao arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, foi protocolado hoje (31), na Mesa do Senado pelo senador Plínio Valério. O arcebispo foi nomeado um dos 21 novos cardeais da Igreja Católica pelo Papa Francisco no último domingo, em celebração na Praça de São Pedro, no Vaticano. Dom Leonardo é catarinense, mas é arcebispo de Manaus desde janeiro de 2020 e será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.
O voto de aplauso em nome de Plínio e do Senado será encaminhado a Dom Steiner.
“Essa indicação , muito justa dado o trabalho de evangelização e de gestão na arquidiocese de Manaus, traz enorme orgulho e satisfação ao povo da Amazônia, em especial da nossa capital”, diz o texto do voto de Plínio .
Apresentei um voto de congratulações a Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus nomeado como cardeal pelo Papa Francisco. O primeiro representante da região Amazônica no Vaticano, motivo de muito orgulho para nós. pic.twitter.com/12EWM2MFdz
— Plínio Valério (@PlinioValerio45) May 31, 2022
Antes de assumir a arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Steiner atuava como bispo auxiliar de Brasília. Já foi duas vezes secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).