Brasília (DF) – Em reconhecimento aos bons serviços prestados pela empresa no mapeamento das riquezas do solo brasileiro, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) requereu hoje junto a Mesa do Senado um voto de aplauso ao Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) , que completa 53 anos no dia 15 de agosto de 2022.
Em sua justificativa, o senador amazonense diz que a mineração brasileira evoluiu muito nesses 53 anos e, em especial, nos últimos quatro anos, período em que a CPRM vem sendo presidida por Esteves Pedro Colnago.
O órgão tem tido um papel de destaque nesse processo, contribuindo muito, para o aumento das exportações e para a geração de emprego. “O Serviço Geológico do Brasil/CPRM executa um trabalho altamente importante principalmente para nós da Amazônia. Eles tem o mapeamento do potássio em Autazes, por exemplo, então a gente tem esses dados oficiais para nos basearmos na luta pela exploração desse minério , que é uma das nossas riquezas inexploradas na Amazônia”, avalia Plínio.
Conheça
O Serviço Geológico do Brasil ou CPRM, nome advindo da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, é uma empresa pública que está diretamente ligada ao Ministério de Minas e Energia.
O Decreto-Lei nº 764, de 15 de agosto de 1969, criou a CPRM, que teve seu primeiro estatuto aprovado pelo Decreto Nº 65.058, de 13 de janeiro de 1970 e iniciou suas atividades em 30 de janeiro de 1970. Em 28 de dezembro de 1994, pela Lei Nº 8970, a CPRM passou a ser uma empresa pública, com funções de Serviço Geológico do Brasil, sendo seu estatuto aprovado pelo Decreto Nº 1524, de 20 de junho de 1995.
Ele é responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal. Entre as atividades por ele desenvolvidos estão os levantamentos geológicos, geofísicos e hidrogeológicos, mapeamentos geoquímicos, avaliação de recursos minerais do Brasil, gestão da informação geológica, análises químicas e minerais do laboratório de análises minerais.
*Com informações da assessoria
Edição web: redação ‘Caiu na Rede Mano’
Leia mais:
Senador Plínio Valério comemora licença da BR 319
Colônia de Pescadores de Tefé recebe um caminhão frigorífico destinado pelo Senador Plínio Valério