HUMAITÁ – Durante as celebrações que marcam a semana do Dia do Índio, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) visitou, neste sábado (16), a comunidade Tenharin de Bela Vista, localizada a cerca de 120 quilômetros do município de Humaitá.
A comunidade recebeu o senador amazonense com festa e agradecimentos pelo trabalho desenvolvido pelo parlamentar no Senado Federal em defesa dos povos indígenas do Amazonas. “Homem de palavra. Obrigado por nos ajudar a realizar nossos sonhos, pessoas como você fazem com que a chama da esperança continue viva. Obrigado em nome dos povos tenharin Marmelo e Bela Vista”, dizia um cartaz de agradecimento escrito pelas comunidades.
O senador recebeu adereços fabricados pelos indígenas, conheceu a comunidade e conversou com lideranças locais. A comunidade também preparou uma apresentação para recepcioná-lo e o presenteou com um cocar.
“É gratificante receber todo esse carinho e esse reconhecimento. Sempre que subo à tribuna do Senado Federal ecoo a voz, o grito e o lamento dos povos indígenas. Quando cheguei em Brasília, me dispus a trabalhar por eles e assim temos feito no nosso mandato. São pessoas que querem trabalho, independência, gerar renda e ter direitos como todo cidadão. Isso que estamos vendo hoje é prova disso, a comunidade produz castanha, mandioca e quer ter o direito de ir e vir. Não precisa que falem por eles, eles podem comandar seus próprios destinos”, disse o senador.
“O senador Plínio Valério é o primeiro político que chega aqui na comunidade. Isso até então nunca havia acontecido. Ele está atendendo a base diretamente”, disse o líder indígena e secretário municipal dos Povos Indígenas de Humaitá, Ivanildo Tenharin.
Sempre disposto a atender as necessidades dos povos indígenas do Amazonas, o senador Plínio Valério dá atenção especial aos pleitos para a melhoria das condições de vida dessa população, priorizando a geração de emprego e renda nas aldeias e a independência dos povos tradicionais. Ao todo, entre recursos pagos, empenhados e que aguardam pagamento, o senador já garantiu R$ 2,6 milhões para comunidades indígenas de todo o estado.