POLÍTICA- A exemplo de outros programas sociais que priorizam mulheres chefes de família, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou uma emenda à Medida Provisória 1166/2023, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de incentivo à agricultura familiar, estabelecendo prioridade na transferência de recursos dos produtos adquiridos pelo Governo para mulheres chefes de família. Plínio explica que são elas que melhor aplicam os recursos recebidos para promover benefícios a todos os membros da família.
No Programa Bolsa Família, por exemplo, a ampla maioria dos referidos lares tem uma mulher como responsável familiar. Nos benefícios pagos em março, 81.2% dos recursos do BF foram concedidos em nome de mulheres chefes de família. Isso representa 17,2 milhões do total de 21,1 milhões de famílias beneficiadas.
“Na perspectiva da agricultura familiar não é diferente. As mulheres têm um papel decisivo para a produção e o consumo de alimentos para seus filhos e demais moradores das residências. É nesse contexto que entendemos estratégico ressaltar, diante da prioridade que o Programa de Aquisição de Alimentos concede às mulheres, que deve ser dada atenção ainda maior às mulheres chefes de suas famílias “, diz o texto da emenda de Plínio Valério.
Assessoria de Imprensa do senador Plínio Valério (PSDB-AM)