AMAZONAS –Com incentivos à produção de pitaia, o Amazonas possui características favoráveis para a produção da fruta de janeiro a dezembro.
Originária das Américas do Norte e Central, a pitaia possui inúmeros benefícios à saúde.
O fruto da pitaia é rico em antioxidantes, fósforo, cálcio e fibras.
Os compostos da fruta ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças crônicas, alguns tipos de câncer, diabetes, problemas estomacais e respiratórios.
O consumo das fibras e das substâncias antioxidantes, presentes na polpa da fruta, podem reduzir o colesterol e, também, melhorar a pressão arterial.
Produção de pitaia
O empresário Cleber Medeiros, dono de uma propriedade agrícola, fala sobre as condições favoráveis para a produção da fruta.
Além das condições climáticas, o empresário destaca a correção de acidez do solo, a política de fertilização, o método de colheita, o escoamento da produção e o armazenamento.
“Nós queremos tornar Manaus a capital nacional da pitaia porque nós temos terra, temos gente trabalhadora, temos o clima totalmente favorável, estamos aqui a quatro horas de Miami, então podemos exportar para todo o mundo. O que está faltando é produção”, disse Medeiros.
No período de alta da safra da pitaia, as plantações são capazes de produzir grandes quantidades da fruta.
De dezembro a abril, com os períodos de chuva, a produção da fruta é ainda mais favorável, de acordo com Haroldo Cunha Diórgene, engenheiro agrônomo da ADS.