MANAUS- A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), está promovendo um Pit Stop Educativo para motociclistas e profissionais de entregas em Manaus. O evento, que teve início nesta quarta-feira (18) e segue até quinta-feira (19), acontece no Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), unidade Jorge Teixeira.
Com foco na conscientização e na pilotagem segura, o Pit Stop tem como público-alvo motociclistas, motofretistas e profissionais de entrega. Ao longo do evento, os condutores que circulam pela rua Autaz Mirim estão sendo convidados a participar de palestras educativas e de atividades práticas sobre segurança no trânsito.
Durante as palestras, os instrutores destacam a importância da pilotagem defensiva, do respeito às leis de trânsito e de como essas atitudes ajudam a prevenir acidentes e garantir a segurança no trânsito. Além disso, técnicas práticas de frenagem e pontos cegos são demonstradas, ensinando os participantes a manobrar suas motocicletas de forma mais eficiente e segura. Uma das atividades práticas envolve o uso simultâneo dos freios dianteiro e traseiro e a redução de marchas, mostrando a importância dessas técnicas para evitar colisões.
Os participantes também experimentam uma dinâmica que simula os efeitos da embriaguez ao volante, por meio de óculos especiais, reforçando os perigos de misturar álcool e direção.
Além do aprendizado teórico e prático, o Pit Stop oferece a checagem gratuita de 10 itens de segurança das motocicletas, como freios, pneus e sistema de transmissão. Os participantes ainda recebem materiais didáticos e brindes.
Esse Pit Stop faz parte das ações da Abraciclo para celebrar a Semana Nacional de Trânsito 2024, cujo tema é “Paz no trânsito começa por você”. Além de Manaus, a Abraciclo também está promovendo eventos similares em Brasília, Mauá e São Paulo.