EDUCAÇÃO- Realizado neste último domingo (5), o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi aplicado em todo o país e mais de 4 mil pessoas foram eliminadas. Ainda há uma última chance para quem perdeu a prova, atendendo alguns critérios.
A solicitação deve ser feita após a finalização das provas do Enem, no outro domingo (12). O candidato que não conseguiu comparecer na prova, seja no primeiro dia ou segundo, deve realizar a solicitação diretamente no portal do participante.
É importante se atentar enquanto as datas de solicitação, que devem ser feitas entre os dias 13 e 17 de novembro, uma semana depois que o Enem é aplicado.
Os pedidos que serão aceitos devem envolver “problemas logísticos” durante a aplicação da prova no primeiro ou segundo dia de exame. Serão aceitos também pedidos que envolvam doenças infectocontagiosa, segundo definição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para esses candidatos, as provas do Enem serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
A documentação para quem tem alguma doença infectocontagiosa, deve ser anexada em formato PDF, PNG ou JPG no portal do participante que vai prestar o Enem.
Confira quais são as doenças infectocontagiosas contempladas:
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenza;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela; e
Covid-19.
Show dos atrasados do Enem
O primeiro dia de Enem foi marcado por várias situações inusitadas. Assim como nas outras edições, esse ano muitas pessoas perderam o horário de fechamento dos portões. Exemplo disso foi uma senhora que, após 15 segundos de atraso, foi impedida de entrar para realizar a prova neste domingo (5).
Andreia comentou que: “Peguei muito trânsito na linha vermelha, estava completamente parada”, disse. “Priorizei a ida do meu filho para a prova, em outro bairro do Rio, e por isso acabei me atrasando alguns segundos”, explicou.
A repórter da GloboNews, que viu a cena ao vivo, reagiu dizendo: “Gente por favor deixa ela entrar. A pessoa perdeu a prova por 15 segundos. Meu coração chega a apertar”, diz lamentando a situação.