ECONOMIA-Nesta Páscoa, a venda de peixes deve movimentar cerca de R$ 3 milhões neste final de semana em que se comemora a Páscoa, segundo projeção do Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
A expectativa é que 140 toneladas de peixes regionais sejam comprados nos dias 27, 28 e 29 de março, em três pontos estratégicos de Manaus.
Os peixes que serão comercializados no Feirão do Pescado são oriundos da produção de piscicultores dos seguintes municípios:
- Careiro da várzea;
- Careiro Castanho;
- Iranduba;
- Itacoatiara;
- Rio Preto da Eva;
- Presidente Figueiredo;
- Novo Airão;
- Coari;
- Manaus;
- Manacapuru;
- e Maués.
No total, serão beneficiados mais de 40 feirantes de pescado.
Segundo o psicultor Danilo Antônio, do ramal Santo Antônio, Km 47 na AM-010, que participará do evento na segunda-feira (25), já deu início a despesca de uma tonelada de matrinxã e uma tonelada de tambaqui, que serão fornecidos durante a feira.
“Este é o meu segundo ano participando do Feirão do Pescado. Já estou envolvido nessa atividade há dois anos, graças à parceria com a ADS. Aqui na área, conseguimos ajudar mais de cinco famílias que também são beneficiadas indiretamente por meio da ação’’, explicou.
Endereços do Feirão do Pescado
O Feirão do Pescado será realizado nos seguintes endereços:
- na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul, com entrada pela avenida Loris Cordovil, nas imediações da avenida Constantino Nery;
- no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte;
- e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul.
Durante os dois primeiros dias, quarta-feira (27) e quinta-feira, (28), a população poderá adquirir o pescado das 7h às 19h. Na sexta-feira, feriado da Semana Santa, a venda acontecerá das 7h às 12h.
Produtos Regionais
Nas edições do Feirão do Pescado, os consumidores terão a oportunidade de adquirir frutas, hortaliças e acompanhamentos para o consumo do peixe, incluindo a farinha regional, diretamente dos produtores rurais.
Além disso, feirantes da economia solidária estarão presentes, oferecendo opções para café da manhã, almoço e lanche da tarde.
No total, cerca de 95 feirantes, entre produtores regionais, artesãos e empreendedores da economia solidária, serão beneficiados por meio da iniciativa.