POLÍTICA-
Longe dos holofotes e cada dia mais próximo dos invisíveis das barrancas dos rios e comunidades indígenas que padecem da ausência de políticas públicas que tragam dignidade e condições de cidadania, o senador Plínio Valério (PSDB- AM) se solidariza hoje , no Dia do Índio, com a luta das famílias de todas as etnias do Amazonas pelo direito de emprego, renda, saúde, educação, comida na mesa e diversão como qualquer ser humano. Plínio tem compromisso com os povos indígenas do Amazonas, sempre defendendo a necessidade de promover o desenvolvimento e oferecer oportunidades reais para essas comunidades.
Em seus sete anos de mandato tem sido uma voz ativa na tribuna do Senado em defesa de seus conterrâneos indígenas e principalmente contra a exploração de ONGs milionárias que enriquecem as custas de sua pobreza. Diariamente, o senador mantém contato com lideranças indígenas, no gabinete em Brasília, no escritório de Manaus ou em suas visitas às regiões ribeirinhas e indígenas do Amazonas
Por meio de seu mandato, R$ 18,2 milhões de emendas parlamentares já foram destinados às comunidades indígenas do estado, garantindo infraestrutura, saúde, geração de renda e emprego. Comunidades que até então nunca haviam recebido recursos do governo ou de parlamentares, tem ganhado atenção no mandato do senador amazonense.
_Os povos indígenas do Amazonas não querem tutela, querem desenvolvimento e oportunidades. Eles desejam ser protagonistas de suas próprias histórias, com autonomia e dignidade. Educação, saúde, geração de emprego e infraestrutura são essenciais para a construção de um futuro melhor para todos. Acima de tudo, é fundamental garantir liberdade e condições para que todos possam ser donos do seu próprio destino . Nosso mandato está a serviço das comunidades indígenas do amazonas. Todos querem direitos iguais e oportunidades para progredir _ defende Plínio Valério.