POLÍTICA- Como líder da bancada do PSDB no Senado, o senador Plínio Valério (AM) participou hoje na residência oficial da presidência do Senado, da primeira reunião de líderes para definir algumas diretrizes para o funcionamento da Casa nessa legislatura. Um das novidades anunciadas pelo presidente Davi Alcolumbre (UB-AP) foi a retomada do rito constitucional de tramitação das Medidas Provisórias , restabelecendo o funcionamento das comissões mistas responsáveis pela análise desses textos. Em acordo com o presidente da Câmara, Hugo Mota , está sendo firmado acordo sobre composição dessas comissões mistas e o respeito ao rito da casa de entrada das MPs.
A primeira pauta do ano , para votação amanhã, quarta-feira, inclui a votação de acordos internacionais, e Três MPs com prazo vencendo e o projeto de quitação dos e restos a pagar dos orçamentos anteriores. Na sessão de amanhã serão votadas as seguintes MPs: Repasse financeiro para prevenção e combate de incêndios, Prorrogação do programa de enfrentamento à fila da previdência e a Fomento à cultura
Segundo o senador Plínio, Davi também adiantou que essa semana pré-carnaval deve adiantas os entendimentos com STF e Executivo sobre fim do impasse sobre a liberação das emendas parlamentares. Amanhã também devem ser definidas as composições e instalação das Comissões Técnicas. Se vingar a formação do bloco com o União Brasil , o PSDB, com os senadores Oriovisto (PR) e Styvenson Valentim (RN), deve reivindicar a participação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Infra estrutura que cuidará de temas como a reconstrução da BR-319 , Direitos Humanos e Segurança Pública.